Tendências de Decoração de Interiores para 2024

Tendências de Decoração para 2024

Com a chegada do novo ano, são várias as previsões de tendências que são feitas para as mais diversas áreas. Com o mobiliário e design de interiores não podia ser diferente.

Novas tendências surgem, juntando-se a tendências que permanecem e deixando outras escapar. 2024 promete trazer e escrever novas narrativas no que diz respeito ao design de interiores. Nós estamos aqui para a esmiuçar.

No artigo de hoje levamos até si algumas das tendências de decoração que vão preencher os espaços em 2024. Ambientes funcionais, com elementos naturais e cores estão para nascer ao longo deste ano. Pronto para descobrir algumas das tendências de decoração para este ano?

Cores Vibrantes

Prontas para encher o seu espaço de cor e alegria, a utilização de cores vibrantes é uma das grandes tendências de decoração para 2024. Preenchem o seu espaço e impulsionam energias e emoções positivas.

De modo a criar um ambiente harmonioso, é importante criar um equilibro entre as cores utilizadas. Se optar por utilizar uma só cor, procure utilizar a mesma cor em diferentes tonalidades e texturas de modo a criar o ambiente mais interessante. Se, por outro lado, optar por utilizar mais do que uma cor vibrante, procure usar cores que conversem entre si. Pode saber mais sobre que cores utilizar no nosso artigo “A Importância das Cores no Design de Interiores“.

Seja qual for a sua opção de cores a utilizar, conjugar cores vibrantes com peças minimalistas e em tons neutros torna o processo mais fácil. Esta combinação permite criar um ambiente mais balanceado, mas ainda assim permite que usufrua de uma das tendências de decoração para 2024.

Tendências-de-Decoração-de-Interiores-para-2024_Estofos.pt

Design Biofílico

Tendências-de-Decoração-de-Interiores-para-2024_Estofos.pt

O design biofílico é uma das tendências de decoração que se vem afirmando ao longo dos anos e em 2024 quer destacar-se. A conectividade com a natureza foi algo que despertou durante a pandemia e que fez com que se reinventasse este contacto com o meio ambiente.

Mais do que trazer plantas para a decoração de interiores, o design biofílico procura fazer da natureza parte integrante da decoração do espaço, tornando-a imprescindível na casa. Pode fazê-lo através da implantação de pequenas árvores e plantas para um toque mais simples e minimalista. Ou pode optar por utilizar morais de plantas, misturando verdes com flores.

Independentemente da opção que adote, existem várias vantagens associadas ao recurso do design biofílico em espaços quer residenciais, quer comerciais ou profissionais. Além da redução do stress, este contacto direto com a natureza estimula a criatividade, auxilia o aumento da produtividade e do desempenho,  bem como da tranquilidade e bem-estar das pessoas. Tudo isto ao mesmo tempo que embeleza o seu espaço.

Minimalismo e Funcionalidade

Já há vários anos que o minimalismo é a inspiração da decoração de várias casas e espaços. Em 2024, esta tendência de decoração vai manter-se, tomando uma direção que visa, cada vez mais, a funcionalidade e versatilidade dos espaços.

Com o mote de “menos é mais” o minimalismo funcional reside em móveis versáteis e em decoração inteligente, que pretendem facilitar o decurso do dia-a-dia, nunca descorando o aspeto visual.

Tendências-de-Decoração-de-Interiores-para-2024_Estofos.pt
Tendências-de-Decoração-de-Interiores-para-2024_Estofos.pt

Valorização do Artesanal

A valorização do artesanal é outra das tendências de decoração para 2024. As pequenas singularidades das peças produzidas à mão tornam cada produto único e, consequentemente, exclusivo. Assim, o valor do artesanal está diretamente vinculado ao desejo por um ambiente único e diferentes dos demais espaços.

Esta tendência pode ligar-se à tendência do design biofílico, uma vez que, muitas vezes, são utilizados materiais naturais para a criação de peças artesanais.

O certo é que: quer seja em móveis, quer seja em peças decorativas, o artesanal, o exclusivo e o único vão ganhar grande destaque este ano no que diz respeito a tendências de decoração de interiores.

Tendências-de-Decoração-de-Interiores-para-2024_Estofos.pt

Claro que mais tendências de decoração vão surgir ao longo deste ano de 2024. Para já, reunimos um apanhado daquelas que achamos que vale a pena investir e nas nossas favoritas.

Cores vibrantes, design biofílico, ambientes minimalistas e funcionais e a valorização do artesanal. Conte-nos: qual a sua tendência preferida? Há alguma que já tenha adotado no seu espaço? Queremos saber tudo!

Siga-nos nas nossas redes sociais! FacebookInstagram e Pinterest.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *