Conheça mais sobre como a Luz pode influenciar a sua decoração de interiores!
A iluminação desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e construção do design de interiores. A luz pode transformar por completo um espaço, alterando a sua atmosfera e o ambiente. O Dia Internacional da Luz celebra-se anualmente a 16 de maio. Neste dia procura-se alertar para a importância fundamental que a luz representa no nosso dia a dia, seja na ciência, como na arte. No nosso caso, a importância da luz no design de interiores. Por isso, trazemos hoje 5 formas de como a luz pode influenciar e modificar por completo o sua decoração de interiores.
1. Destacar Elementos
A iluminação direcionada através de pontos de luz ou candeeiros, pode ser usada de forma a destacar elementos específicos da sua decoração, como quadros, jarras e outros elementos decorativos. Esta técnica cria um ponto de luz que foca e atrai o olhar para locais específicos da decoração, adicionando interesse e sofisticação ao ambiente.
2. Criar Ambientes Diferentes
A iluminação pode ser utilizada de forma estratégica para criar diferentes áreas dentro do mesmo espaço. Esta iluminação deve estar diretamente relacionada com as atividades desenvolvidas naquela zona. Por exemplo, luz mais brilhante e forte enquadra-se perfeitamente em zonas mais funcionais, como áreas de trabalho, como escritórios e cozinhas. Por outro lado, uma luz mais suave e acolhedora é ótima para espaços e momentos de descanso, como salas de estar ou quartos. Esta iluminação diferente ajuda a criar uma sensação de profundidade e de organização visual ao ambiente.
3. Estabelecer o Clima e a Atmosfera do Ambiente
A cor e temperatura da luz utilizada na decoração influência não só o clima, como a atmosfera do ambiente. Uma luz quente, com tons mais amarelos e cor de laranja, por exemplo, cria uma atmosfera aconchegante e relaxante. Por sua vez, a luz fria, com tons em branco e azul, cria ambientes mais modernos e energéticos. Para além de tudo isto, a intensidade da luz também influencia diretamente as sensações no espaço. Luzes mais suaves e menos intensas criam ambientes mais íntimos, ao passo que luzes mais brilhantes criam ambientes mais estimulantes.
4. Destacar Texturas e Materiais
Usar uma iluminação adequada pode realçar a textura e as características dos materiais utilizados na decoração. Luzes embutidas ou candeeiros posicionados estrategicamente podem dar um destaque incrível a um papel de parede, a um revestimento de madeira ou a uma textura. Esta iluminação serve para realçar estes elementos, trazendo ao olhar a sua beleza e adicionando profundidade visual ao ambiente.
5. Adicionar Camadas de Iluminação
Combinar diferentes pontos de luz, como candeeiros de teto, candeeiros de mesa, candeeiro de chão, entre outros, permite criar um espaço iluminado por camadas. O que esta técnica faz à decoração é criar flexibilidade para ajustar a atmosfera e a funcionalidade do espaço de acordo com as necessidades e preferências, além de criar um aspeto visual e estético interessante.
Quando estiver a decorar o seu espaço tenha em atenção as características e requisitos do mesmo e procure adequar a iluminação. Tenha em atenção aquilo que deseja no espaço e a luz que este naturalmente já oferece. Além disso, tenha em consideração a cor das paredes, dos móveis, já que a tonalidade e intensidade da luz pode modificar o ambiente.